segunda-feira, 23 de maio de 2016

CIRCULANDO A INFORMAÇÃO SOBRE A TUBERCULOSE - INFORME Nº 3

Onde tratar a tuberculose?

Atualmente a maior parte dos casos de tuberculose é tratada ambulatorialmente, na unidade de saúde básica mais próxima a sua casa, e não há necessidade de internação hospitalar. No entanto, considerando o longo tempo de tratamento, recomenda-se que os casos recebam o tratamento diretamente observado (TDO), ou seja, que a tomada de medicamentos seja observada diariamente por um profissional da equipe de saúde capacitado, na sua residência ou na unidade de saúde mais próxima.
A hospitalização está indicada somente para as situações mais complicadas, outras doenças que demandem internação, realização de cirurgias ou efeitos adversos graves provocados pelos medicamentos. Também podem ser internados os pacientes que se encontram em vulnerabilidade social (pessoas em situação de rua, alcoolistas e usuários de outras drogas).

Qual a importância do Tratamento Diretamente Observado da tuberculose?
O Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose é importante porque permite uma adesão adequada ao tratamento de tuberculose, favorece a orientação diária dos usuários pelos profissionais de saúde, otimiza as condutas da equipe de saúde frente aos problemas observados, cria vínculo entre o usuário e a unidade de saúde, ou seja, evita o abandono de tratamento e favorece a cura dos doentes.

Como se previne a tuberculose?
A prevenção da tuberculose consiste em vacinar com BCG as crianças menores de quatro anos de idade, tratar preventivamente pessoas infectadas com maior risco de adoecimento e implementar medidas de controle de infecção.

O que é vacina BCG e para que serve?
A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guerin) é elaborada a partir de M. bovis atenuados e está indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano. Ela não previne o adoecimento por tuberculose, mas evita o desenvolvimento das formas mais graves em menores de cinco anos de idade.

As pessoas que convivem com os doentes, precisam tratar de tuberculose?
Todas as pessoas que moram na mesma casa do doente com tuberculose, contatos próximos de trabalho próximo ou outros com convivência próxima e contínua precisam ser examinadas. 

Isto significa que todos deverão fazer exames e após avaliação, se identificado outra pessoa doente, inicia-se o tratamento da tuberculose, se infectado com a bactéria da tuberculose, em alguns casos recomenda-se a o tratamento preventivo da infecção latente da tuberculose, ou seja, uma profilaxia para diminuir o risco apresentar tuberculose ativa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário