domingo, 21 de junho de 2015

Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do SUS

Sexta-feira, dia 19 de junho, alguns profissionais da saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde de nosso município, estiveram em São João Del Rei participando do Diagnóstico Participativo, etapa do Projeto "Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão participativa do Sus".

O Projeto “POLO INSTITUCIONAL DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)” se baseia na Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (Participa SUS), política esta que orienta as ações do governo na promoção, qualificação e aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do SUS, nas respectivas esferas de gestão.
Este Projeto é uma parceria entre a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP-MS) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Escola de Governo e Cidadania (EGC), e tem como objetivo promover o fortalecimento das políticas de gestão participativa do SUS mediante a geração de conhecimentos, informações e a capacitação e mobilização dos agentes públicos e sociais que atuam na área da saúde com ênfase para às populações em condições de vulnerabilidade e iniquidade no acesso à saúde, particularmente população do campo e da floresta, população LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros – população cigana, população negra e população em situação de rua.

Os principais objetivos do Projeto são:– Promover o fortalecimento das políticas de gestão participativa no âmbito do SUS mediante a geração de conhecimentos e capacitação dos gestores públicos e lideranças sociais.
– Produzir e difundir conhecimentos e informações sobre a estrutura da participação social no Sistema Único de Saúde.
– Capacitar e mobilizar os agentes públicos e sociais que atuam nas áreas da saúde com ênfase especial sobre as populações em condições de vulnerabilidade e iniquidade no acesso à saúde.
– Contribuir para o fortalecimento da política de promoção da saúde e promoção da equidade em saúde.
– Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que os gestores públicos e as lideranças sociais estejam mais aptos a atuar na promoção do direito à saúde em suas localidades.
– Contribuir para a geração e a disseminação de novas tecnologias e experiências bem sucedidas de participação e controle social nos diferentes municípios.
– Fomentar a criação de redes de cooperação e intercâmbio de informação na área da saúde.
– Sensibilizar e capacitar os diferentes atores com o objetivo de promover a equidade no atendimento e no acesso à saúde.
– Promover o fortalecimento de mecanismos de participação e fomentar a criação de redes articuladas em torno do controle e da gestão democrática das políticas de saúde.

Fonte: site do projeto:  http://www.ufjf.br/polosus





Nenhum comentário:

Postar um comentário