O Projeto “POLO INSTITUCIONAL DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)” se baseia na Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (Participa SUS), política esta que orienta as ações do governo na promoção, qualificação e aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do SUS, nas respectivas esferas de gestão.
Este Projeto é uma parceria entre a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP-MS) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Escola de Governo e Cidadania (EGC), e tem como objetivo promover o fortalecimento das políticas de gestão participativa do SUS mediante a geração de conhecimentos, informações e a capacitação e mobilização dos agentes públicos e sociais que atuam na área da saúde com ênfase para às populações em condições de vulnerabilidade e iniquidade no acesso à saúde, particularmente população do campo e da floresta, população LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros – população cigana, população negra e população em situação de rua.
Os principais objetivos do Projeto são:– Promover o fortalecimento das políticas de gestão participativa no âmbito do SUS mediante a geração de conhecimentos e capacitação dos gestores públicos e lideranças sociais.
– Produzir e difundir conhecimentos e informações sobre a estrutura da participação social no Sistema Único de Saúde.
– Capacitar e mobilizar os agentes públicos e sociais que atuam nas áreas da saúde com ênfase especial sobre as populações em condições de vulnerabilidade e iniquidade no acesso à saúde.
– Contribuir para o fortalecimento da política de promoção da saúde e promoção da equidade em saúde.
– Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que os gestores públicos e as lideranças sociais estejam mais aptos a atuar na promoção do direito à saúde em suas localidades.
– Contribuir para a geração e a disseminação de novas tecnologias e experiências bem sucedidas de participação e controle social nos diferentes municípios.
– Fomentar a criação de redes de cooperação e intercâmbio de informação na área da saúde.
– Sensibilizar e capacitar os diferentes atores com o objetivo de promover a equidade no atendimento e no acesso à saúde.
– Promover o fortalecimento de mecanismos de participação e fomentar a criação de redes articuladas em torno do controle e da gestão democrática das políticas de saúde.
Fonte: site do projeto: http://www.ufjf.br/polosus
Nenhum comentário:
Postar um comentário