domingo, 23 de junho de 2013

Texto de Joel Santos Teixeira - ACS



...e aqueles que não concordarem não me desculpem, apenas respeitem.

O Agente Comunitário de Saúde, na sua luta diária, ainda há (e esse ainda é esperançoso) 
de ser valorizado. Mas para isso é preciso que os próprios outros profissionais de Saúde o tenham como (e não só nas reuniões ou quando há mais serviço a ser prestado por ele) peça fundamental na engrenagem de prevenção do Sistema de Saúde.

É bem mais prático chamá-lo de: “o menino que passa os recados”, “aqueles que andam nas casas”, “o coisinha da minha área”; a ter que entender que aquele é o profissional que se expõe que convive com o usuário, que respeita seus costumes, que conhece suas manias sabendo até onde pode ir com cada um.

Agente Comunitário de Saúde. Agente porque age antes do problema acontecer. Comunitário por ser um membro da comunidade no sentido de ser comum e de viver em unidade com aquele lugar. De Saúde porque age na saúde, não na doença.

Ainda temos muito que lutar para mudar os valores, refletir sobre o que queremos.

A prevenção é um grande passo, é avanço, mas nós mesmos, ACS's, cedemos quando achamos que outro profissional contribui mais e melhor para o Sistema de Saúde. É preciso que cada um Agente mostre seu valor através de um trabalho sério, de uma posição firme e colaborativa. E que a classe permaneça unida.  

...e aqueles que não concordarem não me desculpem, apenas respeitem.


Joel

Nenhum comentário:

Postar um comentário