domingo, 23 de junho de 2013

Texto de Joel Santos Teixeira - ACS



...e aqueles que não concordarem não me desculpem, apenas respeitem.

O Agente Comunitário de Saúde, na sua luta diária, ainda há (e esse ainda é esperançoso) 
de ser valorizado. Mas para isso é preciso que os próprios outros profissionais de Saúde o tenham como (e não só nas reuniões ou quando há mais serviço a ser prestado por ele) peça fundamental na engrenagem de prevenção do Sistema de Saúde.

É bem mais prático chamá-lo de: “o menino que passa os recados”, “aqueles que andam nas casas”, “o coisinha da minha área”; a ter que entender que aquele é o profissional que se expõe que convive com o usuário, que respeita seus costumes, que conhece suas manias sabendo até onde pode ir com cada um.

Agente Comunitário de Saúde. Agente porque age antes do problema acontecer. Comunitário por ser um membro da comunidade no sentido de ser comum e de viver em unidade com aquele lugar. De Saúde porque age na saúde, não na doença.

Ainda temos muito que lutar para mudar os valores, refletir sobre o que queremos.

A prevenção é um grande passo, é avanço, mas nós mesmos, ACS's, cedemos quando achamos que outro profissional contribui mais e melhor para o Sistema de Saúde. É preciso que cada um Agente mostre seu valor através de um trabalho sério, de uma posição firme e colaborativa. E que a classe permaneça unida.  

...e aqueles que não concordarem não me desculpem, apenas respeitem.


Joel

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Regimento Interno VI Conferência Municipal de Saúde







Resolução CMS nº 002/2013



Portaria nº 72/2013










VI Conferência Municipal de Saúde de Piedade do Rio Grande

Convocada pela portaria nº 72/2013 da Prefeitura Municipal de Saúde, e pela resolução nº 002/2013 do Conselho Municipal de Saúde, a VI Conferência Municipal de Saúde de Piedade do Rio Grande, a ser realizada aos 15 dias do mês de julho de 2013, traz por tema principal "Prevenção em Foco" e tratará de assuntos relacionados à saúde da mulher (abordagem dos temas: câncer de mama e do colo do útero, a ser ministrada pela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família "Dr. José Ataíde do Nascimento" Mara da Conceição Gomes), saúde do homem, (a ser ministrada pela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família Rosélia Grazielle Coelho e Silva ) e saúde metal e uso racional de medicamentos (ministrada pela psicóloga e referência municipal em saúde mental Marília Teixeira Marques).
A Conferência Municipal de Saúde, torna-se de extrema importância, pois é o momento de discutirmos saúde e juntamente com toda a população traçarmos metas para melhoria da qualidade e maior eficácia no atendimento às reais necessidades da população.
Estaremos aos pouco publicando maiores informações acerca deste tão importante acontecimento.
Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para participarem de mais um ato de democracia e participação popular.
Dúvidas, sugestões e informações, estamos à disposição: (32) 3335.1364 / 1464, secretariaprg@gmail.com.br.