Foram entregues no dia 28 de junho de 2011 as primeiras dez próteses totais removíveis (PTRs ) feitas na atenção primária do SUS do Município de Piedade do Rio Grande.
Esta iniciativa, trazida pelos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi inspirada na implantação das PTRs na Prefeitura de Belo Horizonte.
Iniciou-se então o processo de planejamento para sua implantação em Piedade do Rio Grande.
O coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr. Júlio Cézar Couto de Barros, juntamente com as estagiárias de Odontologia da UFMG, Fernanda Fonseca Alves e Neila A. Vargas de Assis, viabilizaram a confecção das PTRs com o apoio da Secretária de Saúde, Ailda Sônia Teixeira e do Prefeito José Fernandes Neto.
Os pacientes demonstraram entusiasmo frente à utilização e adaptação às PTRs e relataram que se não houvesse este tratamento de forma gratuita não haveria a possiblidade de arcarem com os custos a ele inerentes no serviço privado.
É sabido da grande importância de uma reabilitação oral, tanto estética quanto funcionalmente e que este serviço não se enquadra no orçamento de grande parte dos usuários do SUS, mostrando assim a necessidade de sua implantação na atenção primária.
Fernanda Alves, Júlio Cézar e Neila Vargas |
Texto de Fernanda Alves e Neila Vargas
Acadêmicas da FO-UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário