segunda-feira, 7 de março de 2016

BOLETIM INFORMATIVO Nº 06

Combate à dengue ganha reforço com agentes comunitários de saúde


Desde o mês de janeiro, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de Piedade do Rio Grande, reforçam o trabalho de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Durante as visitas domiciliares, os profissionais estão orientando os moradores sobre as formas de evitar a proliferação do inseto e eliminar depósitos de água que não têm utilidade.
A mudança segue a orientação do Ministério da Saúde para reforçar as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde. Os agentes preventivos da dengue continuam atuando no município e os Agentes Comunitários de Saúde estão dando suporte aos Agentes de Endemias, reforçando as formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti e notificando os casos suspeitos.
O agente de endemias do município, Antônio Dael explica que a diferença do trabalho dos agentes comunitários e da dengue consiste na aplicação do tratamento químico: "Os ACS irão remover os depósitos que não possuem utilidade, preencher o boletim diário e orientar os moradores. Já os agentes da dengue continuam realizando as visitas em domicílios, terrenos baldios, comércio, imóveis em construção, entre outros, e fazem o tratamento químico nas residências, com aplicação do larvicida”.

O trabalho em conjunto tem o objetivo de intensificar as visitas domiciliares, com mais efetividade e de forma contínua, além de facilitar o combate ao mosquito. Como eles têm uma proximidade com o morador, devido ao maior contato, as medidas são mais eficientes.















quarta-feira, 2 de março de 2016

BOLETIM INFORMATIVO Nº 05

Na tarde dessa terça-feira, dia 01/03/2016 de 2016, aconteceu na Unidade Básica de Saúde, José Ataíde do Nascimento, a terceira reunião da equipe técnica, para discussão do Protocolo de Manejo Clínico da Dengue e capacitação para a equipe médica e de enfermagem do município de Piedade do Rio Grande.
A equipe foi criada para discutir questões relacionadas à prevenção e combate à dengue, chikungunya e zica e faz parte da operação “Mais saber”, contemplada no Plano Municipal de enfrentamento contra essas doenças. O encontro reuniu médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem, com o intuito de padronizar as ações referentes à condução dos casos clínicos de dengue, objetivando a otimização da assistência.
Todos os profissionais foram orientados sobre as condutas mediante um paciente com suspeita de dengue e o fluxo de ações a serem desenvolvidas dentro do serviço de saúde.

O Protocolo será implantado em todas as unidades de saúde e será utilizado como documento que conduzirá todas as ações referentes à dengue no ano de 2016. 


"CAMINHADA CONTRA A DENGUE"

Empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Piedade do Rio Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 01/03/2016 a “Caminhada de Combate à dengue” para conscientização da população. A passeata saiu de frente a Prefeitura, percorrendo as ruas da cidade e contou com a participação dos alunos da Escola Municipal “Hildebrando Teixeira” e Escola Estadual “Dr. Antônio Batista do Nascimento” , professores, funcionários da saúde e moradores da cidade.
“Precisamos sempre alertar a população quanto à necessidade da eliminação dos possíveis focos do mosquito, que são espaços onde há acúmulo de água parada. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença”, comentou o fisioterapeuta do NASF, Wemersom Ribeiro, um dos organizadores do evento. Na oportunidade, a agente comunitária de saúde, Filó destacou: "Se cada um fizer a sua parte com certeza vamos combater a dengue".
Diversas crianças e adolescentes acompanharam os professores na caminhada. “Esta caminhada é um ato importante para o município, pois quanto mais pessoas conscientizarmos, melhor. Todos devem ser alertados sobre a questão da dengue!”, disse a Secretária de Educação, Adriana Gonçalves Teixeira, que apoiou e participou da caminhada.
Faixas, cartazes, panfletos, fantoches, máscaras, apitos e muitos balões negros simbolizando as vítimas da dengue fizeram parte da mobilização. O que não faltou foi animação e vontade de levar orientações àqueles que conferiram de perto a caminhada.
A dengue é um problema mundial e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Parabéns a todos que contribuíram para que o evento fosse um sucesso!