quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Terapia Comunitária

O município de Piedade do Rio Grande recebeu no dia 20/01/2016, no auditório da Câmara Municipal, o Dr. Paulo Maurício de Oliveira Vieira, médico antroposófico, que realizou uma oficina de Terapia Comunitária para os profissionais da saúde e população interessada.
 A terapia Comunitária é um espaço onde a comunidade se reúne para falar dos seus problemas, de suas dificuldades e de suas realizações.
A Terapia Comunitária é uma importante ferramenta de fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a Atenção Básica, promovendo a melhoria da autoestima e buscando através do acolhimento dos usuários romper com a forma tradicional do atendimento em saúde.
No início da Terapia, cada participante colocou uma questão que o afligia e o grupo decidiu qual delas seria debatida naquela sessão.  O terapeuta Dr. Maurício atuou como facilitador, conduzindo as discussões e compartilhando as experiências de cada membro do grupo ali presente.

Ao final, os participantes formaram uma grande roda, numa partilha de experiências e sabedoria, na qual o acolhimento e o respeito ao outro foi fundamental.






 

Boletim Informativo nº 1

Todo o pais está mobilizado para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, algumas deixando graves seqüelas, podendo levar até a morte.
Em nossa cidade não poderia ser diferente. Todos os órgãos ligados à Secretaria Municipal de Saúde estão desenvolvendo também a sua parte, alertando da necessidade da participação da comunidade através de informações e de uma observação contínua, por meio de um monitoramento mais intensivo, contando agora, com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde.
Uma das ações desenvolvida pela SMS do município é a transmissão de informações sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti pela Rádio Alto Rio Grande FM, ao vivo, todas as quartas as 11:00 horas, para que cada cidadão possa ser um multiplicador da campanha. O lema da campanha é não dar folga para o mosquito, chamando a atenção da população para os sintomas da dengue, chikungunya e o zika vírus, além de orientar como combater os criadouros do  Aedes Aegypti. 
O papel do rádio é considerado fundamental para auxiliar no combate à propagação dessas doenças relacionadas ao mosquito. Além do apoio à campanha da SMS, a rádio também tem auxiliado a população através de materiais próprios sobre o tema.
Mas nada disso vai adiantar se não tiver a participação de todos em ações básicas para evitar que surjam novos criadouros do mosquito. Não deixe recipientes acumularem água, acondicione corretamente o seu lixo, tampe bem os barris e caixas de água e realize outras ações e medidas que evitem o acúmulo de água ou qualquer dejeto que possa servir para o surgimento do mosquito Aedes Aegypti. 

A eliminação ou o não surgimento do mosquito depende de todos nós!