terça-feira, 27 de outubro de 2015

O PSF Dona Zainha realizou no dia 27/10/2015 mais uma etapa do projeto "EU ME CUIDO", na Escola Municipal Gabriel Rezende Passos, no Bairro Jardim, cujo tema foi a Diabetes Tipo 1. O objetivo principal deste Projeto é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
  A escola passa a ser coadjuvante no processo de informação sobre a Diabetes, embora sejam dos pais a tarefa fundamental de ensinar os filhos a lidar com as restrições da doença. É preciso estar claro para a criança qual tratamento será submetida, a forma correta de usar a medicação, os hábitos alimentares saudáveis, a realização de exercícios físicos, a auto monitoração da glicemia, principalmente quando há um sinal de que algo não está bem. Isso é fundamental para um tratamento eficaz, além de a criança aprender a lidar com o seu próprio tratamento, adquirindo autonomia sobre a sua doença.

Quanto à equipe pedagógica é necessário conhecer as necessidades de uma criança diabética, saber identificar os sintomas da hiperglicemia ou hipoglicemia, informar os alunos sobre o diabetes, os cuidados, os limites e como lidar com qualquer aspecto diferente. Essa é uma tarefa adicional de fundamental importância, além de ajudar o aluno a desenvolver a habilidade para o auto cuidado.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Saúde realiza palestras sobre obesidade para trabalhadores da Marluvas

A Secretaria de Saúde de Piedade do Rio Grande participa de mais uma SIPAT da empresa Marluvas Calçados de Segurança, a convite do técnico de segurança do trabalho, tendo como principal objetivo levar conhecimento desse problema de saúde pública a fim de possibilitar melhor qualidade de vida e saúde aos operários.
            A palestra “Como entender e enfrentar o problema da obesidade” aconteceu no dia 22/10/2015 no auditório da empresa e foram ministradas pelas enfermeiras Diana Vale e Shalla Moura, buscando conscientizar os funcionários sobre a necessidade de compreender que a obesidade interfere negativamente na qualidade de vida, trazendo aumento do risco de doenças diversas. Ao final de cada apresentação as dúvidas e encaminhamentos foram dados aos interessados, promovendo um diálogo e uma reflexão sobre o assunto.  

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Angileu Sebastião Teixeira, “Cuidar da saúde dos trabalhadores de nosso município é um compromisso assumido pela atual gestão e uma política trabalhada com bastante zelo pelos colaboradores da Secretaria de Saúde do município”.





O Movimento Outubro Rosa é conhecido mundialmente pela realização de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Em Piedade do Rio Grande, as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Programa de Saúde da Família.
Os funcionários da UBS e PSF aderiram à campanha “Outubro Rosa”, usando durante todo o mês de outubro um laço rosa, simbolizando a campanha.
Além disso, os PSF’s estão realizando uma série de atividades para divulgar o Outubro Rosa.  A enfermeira Diana Vale realizou dia 08/10/2015, no CRAS do município, uma palestra sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e câncer de colo de útero. Na palestra, ressaltou-se a importância do auto-exame e explicou-se melhor como realizá-lo. Ela também falou sobre o câncer de mama nos homens e da importância de ter esse cuidado.
Outras atividades de sensibilização estão sendo realizadas durante os grupos de Hiperdia, abordando o tema da prevenção ao câncer de mama, oferecendo orientações individuais sobre o auto-exame, realizando exames de palpação e pedidos de mamografia, quando necessários.
A Secretaria de Saúde contou ainda com a colaboração da rádio local, Alto Rio Grande FM, que abriu um espaço na programação do dia 15/10/2015 para divulgação e debate sobre o tema.
Durante o mês de outubro, para dar continuidade a estas atividades, a população, em especial as mulheres, terão atendimento especial para acompanhamento médico e a realização de exames ginecológicos com as enfermeiras.

A informação é valiosa, principalmente quando ela pode salvar vidas! Previna-se!